Sobre Trindade

Trindade é uma antiga vila de pescadores que hoje vivem do turismo e oferece variadas opções de entretenimento, como o comércio local, abrangendo artesanato e outras coisas típicas da região, pousadas, bares e restaurantes. Situada dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, fica próxima a cidade de Paraty, importante cidade histórica que abriga grandes eventos anuais como o Festival da Pinga e a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Mas a principal atração de Trindade está na natureza. Praia Brava: Praia mais afastada de Trindade, ainda antes de chegar na vila. Seu acesso se dá por meio de uma trilha em meio a mata atlântica. Praia perigosa e deserta, exige precaução por parte dos banhistas. A trilha abriga uma linda cachoeira.

 

Praia do Cepilho: Primeira praia que se vê ao chegar à trindade, é a preferida dos surfistas, uma praia de tombo, bonita e perigosa com ondas de até 4 metros em dias de mar agitado. Possui também belas formações rochosas.

 

Praia dos Ranchos (Praia de Fora): Praia extensa que acompanha a vila, possui ranchos usados antigamente para a pesca, e hoje transformados em barzinhos à beira mar, onde pode-se comer frutos do mar, porções, comidas típicas, bebidas, etc.

 

Praia das conchas: Pequenina praia entre a Praia do Meio e a Praia dos Ranchos, acesso por trilha a partir da Praia dos Ranchos. Forrada por conchas, não é uma boa opção para banho, mas apresenta uma vista bonita.

 

Praia do Meio: Águas geralmente calmas, a praia abriga barzinhos à beira mar e é o ponto de partida mais comum para outras atrações por barco. A praia é dividida ao meio por uma bela ilhota de pedra.

 

Praia do Cachadaço: Acesso a partir da Praia do Meio, por uma trilha ou atravessando o Costão. Praia longa, ondas fortes, perigosa. Também procurada pelos surfistas, deve-se tomar cuidado com os buracos e redemoinhos causados pela correnteza. A partir dela chega-se ao Cachadaço.

Praia da Figueira (Praia dos Pelados): Pequena praia de águas calmas liberada para a prática do naturalismo, acesso a partir da trilha que sai para o Cachadaço.

Piscina do Cachadaço: piscina natural com cerca de 50 metros de diâmetro formada por grandes pedras que represam o mar. É o ponto turístico mais visitado de Trindade, ótimo local para se banhar e contemplar a natureza. Com máscara e snorkel pode-se ver muitos peixes coloridos e outros da fauna marinha. O acesso pode ser feito por trilha, que começa na Praia do Cachadaço, ou por barcos fretados oferecidos nas praias do Meio e do Rancho.

Cabeça do Índio: Trilha mais comprida de Trindade, tem início após o Cachadaço, trata-se de uma gigantesca pedra na ponta de Trindade que lembra o perfil de um índio. É o marco divisório entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e apresenta uma vista surpreendente, porém deve-se tomar cuidado com escorregões e quedas no alto da pedra. Recomenda-se o acompanhamento de um guia local experiente no passeio.

 

Cachoeiras: Trindade tem uma série de pequenas cachoeiras que acompanham o Rio Codó. logo no começo da trilha pode-se tomar uma ducha natural de água gelada no Chuveirinho; em seguida, é possível nadar um pouco na água represada da Duas Pareces; um pouco mais acima pode-se sentir a adrenalina do Escorrega, um tobogã natural feito de pedra coberta com a água que lá desemboca; na sequência chega-se ao Poço Fundo, outra ducha natural que abriga uma pequena caverna escondida atrás de sua queda; e por último chega-se à famosa Pedra que Engole, onde é possível entrar debaixo de uma pedra e sentir essa sensação inigualável. Além disso, os passeios de barco podem levar à algumas outras praias próximas também de exuberante beleza natural, como a Praia do Sono, a Praia da Galheta e a Ponta Negra.